domingo, março 07, 2010

Planejamento de Comunicação

Aula de Terça-feira, 02 de Março, ministrada pelo professora Nise.



Antes de iniciarmos o conteúdo da aula, eu queria rever algumas informações importantes com vocês:

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO


EMISSOR - CODIFICAÇÃO - CANAL - DECODIFICAÇÃO - RECEPTOR - FEEDBACK

Emissor – aquele que fala e gera todo o processo
Receptor – aquele que recebe a mensagem
Canal – é o meio (mídia) pelo qual foi transmitida a mensagem

Emissor codifica (símbolos) a mensagem e o receptor decodifica (traduz os símbolos)

Feedback
Verificação do sucesso do processo de comunicação. Determina a compreensão

Ruído :
Tudo que atrapalha a comunicação, a compreensão da mensagem

Agora vamos a aula...

Piscologia da compra e venda.
A ação da compra é obtida mediante o atingimento dos seguintes estados mentais, junto ao comprador potencial / público alvo:

  1. A existência de uma necessidade, assim como o ato de despertar no público a necessidade de, por exemplo, estar atualizado com o que há de mais atual no mercado.

  2. A conciência desta necessidade, criar um conscientização junto ao público, como é feito, por exemplo, com a venda de previdência privada, seguros de vida e etc, mostrando suas futuras necessidades.

  3. O conhecimento do objeto que possa satisfazê-lo.

  4. O desejo de satisfação

  5. A desição por um produto ou marca, que ao ver do consumidor, melhor satisfaz seu desejo.

Composto de Comunicação ou Mix de Comunicação

  1. Propaganda: nada mais é que uma forma paga de divulgação / propagação de uma informação atigindo um grupo determinado.

  2. Promoção de Vendas: Ato diferente de Liquidação. Utiliza-se de algumas ferramentas para apresentar o produto, que objetiva incrementar as vendas. Geralmente atra-se os consumidos utilizando amostras, brindes, sorteios, cupons, concursos e etc.

  3. Relações Publicas (RP): têm por objetivo criar uma imagem corporativa de uma empresa, de seus produtos ou serviços. Suas funções incluem publicidade do produto, comunicação corporativa, lobby, assessoria de imprensa, apoio ao lançamento, reposicionamento e defesa de produto.

  4. Venda Direta: é a venda pessoal.

Maycon Benavides
Abs,

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