sábado, março 06, 2010

Promoção e Merchandising

Aula de quarta-feira, 24 de Fevereiro e 03 de Março de 2010, ministrada pelo professor Luis Fernando.

Promoção e Merchandising - alguns conceitos

Promoção institucional - tem o intuito de promover a empresa ou marca.
Promoção de persuasão - manter o volume de vendas (um sabonete grátis na compra de um pacote com três, por exemplo)

Imagem corporativa - composta por:
* Argumentos do produto (posicionamento no mercado)
* Percepção (imagem agregada a qualidade. Não tem propaganda que consiga vender só por ela mesma)
* Eventos (ver a seguir)
* Market Share (é a parte que a empresa ocupa no mercado. a porcentagem que ela representa)

Eventos

A palavra chve do evento é: aproxmação. Você busca aproximar o público da empresa ou produto, associar a marca ao evento, criar uma imagem favorável perante a opinião pública, reduzir as barreira existentes e ampliar o nível de conhecimento da marca.
Eventos podem ser:
Abertos - para o público em geral. Pode ser gratuito ou não. Virada Cultural, por exemplo.
Fechados - para um público restrito, selecionado. Divulga temas, atividades ou assuntos. Tem sempre aquele segurança de 2 metros na porta, e não adianta fazer cara de choro =P
Mistos: parte do público é específico, e parte é geral. Diz o professor que no Salão do Automóvel tem os stands que todo mundo pode ver, entrar nos carros e tirar foto, e uma área super fechada, com palestras e vai saber mais o que =P

Podem ser: Culturais e artísticos, esportivos e sociais, técnicos e científicos, populares e religiosos.

Até a próxima terça =)

Bia de Souza

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