sábado, março 06, 2010

Análise e Produção de Textos Publicitários

Aula de segunda-feira, 01 de Março de 2010, ministrada pelo professor Marcelo Barros.

Começamos a aula com uma introdução à comunicação. Cada grupo desenvolve sua forma de comunicação, seu sistema de código. E é preciso estudar esses grupos para saber com quem estamos falando. Mandioca vira macaxeira, que vira aipim, e por ai vai. Se o público é jovem, se é mais velho, se é classe A, B, C, tudo isso influencia na comunicação.
O target (consumidor) precisa se identificar com o que ele está vendo. Precisa despertar alguma emoção nele.
A publicidade tb abusa da imagem. Quem não se derrete ou no mínimo esboça um sorriso com aqueles bebês e cachorrinhos fofinhos?
O slogan também é fundamental. É a frase que fica na cabeça e as vezes se inclui no vocabulário. 1001 utilidades (bomBril), tomou Doril (Doril), a gente se vê por aqui (Globo), não tem comparação (Brastemp), etc.
Também utiliza-se a ambiguidade em alguns textos, tornamdo-os mais chamativos (mas com mto cuidado para que o entendimento prevaleça). Como exemplo, um texto da Duloren: "O carro tem gás. Quero ver se o motorista também.", que dispensa comentários.
É preciso se atentar também aos ruídos, que são qualquer interferência na comunicação. Quando não se conhece o target, e acaba pecando na linguagem ou nas imagens. É fazer propaganda em Minas com fundo de praia (escandalizando um pouco o conceito, mas é isso =P ).

Resumindo: A linguagem publicitária de baseia em "com quem estamos falando" para definir textos e imagens com que as pessoas se identifiquem, utilizando de recursos chamativos, como a ambiguidade, e prevendo possíveis ruídos.

Próxima aula, só segunda que vem =)

Bia de Souza

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